top of page
Hospital de portão
CORAÇÃO-2.png

Quem Somos

Fundação FILANTRÓPICA,
sem fins lucrativos,  100%  SUS.

A FUNDACAO HOSPITALAR EDUCACIONAL E SOCIAL DE PORTÃO (FUHESP), é uma instituição da COMUNIDADE DE PORTÃO, construída e mantida pela COMUNIDADE.

O Hospital de Portão iniciou suas atividades em 12 de novembro de 1978 e é mantido pela Fundação Hospitalar Educacional e Social de Portão, entidade privada, sem fins lucrativos e filantrópica, que presta serviços de assistência à saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde.​

MISSÃO

O Hospital de Portão tem como missão, “Promover a saúde com qualidade, consolidando um modelo de atendimento humanizado e preventivo à comunidade de Portão e demais municípios, mantendo o caráter filantrópico e uma política institucional autossustentável.”.

Nossa transformação

Nossa TRANSFORMAÇÃO

Selo 1 Ona.png

Acreditação Hospitalar

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. 

Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA.

Meta: Receber a Certificação ONA Nível 1 em 2023.

Acolhimento e Classificação
de Risco

A área de acolhimento engloba melhorias desde a recepção, triagem até o atendimento. Buscando uma recepção mais acolhedora e funcional, utilizamos métodos que facilitam este primeiro contato.


Através da implementação do Acolhimento com Classificação de Risco garantimos e estabelecemos uma ordem de atendimento prioritário, conforme a gravidade de cada paciente com o uso de pulseiras coloridas que são dadas pela triagem.

Meta: implantar e conscientizar a comunidade na Classificação de Risco.

Obras e Reformas

Buscamos realizar melhorias para sanar as exigências da Vigilância Sanitária, oferecer uma estrutura com acessibilidade e dentro dos padrões estruturais que permitam um ambiente seguro e acolhedor. 

Metas: Substituição do Piso;  Reforma da Urgência, Emergência e Recepção; Implantação de Usina Fotovoltaica.

Planejamento Estratégico

Através do Planejamento Estratégico buscamos um processo sistêmico para definir o melhor caminho a ser seguido pela organização e assim atingir os objetivos que foram traçados.

 

Isso se faz através da análise interna e do cenário externo, da definição de metas e ações que permitirão chegar aonde se deseja no prazo definido. 

Meta: Definir, junto com a comunidade, as metas da instituição para os próximos 10 anos.

Humanização no Atendimento

O Hospital de Portão está sempre buscando aprimorar seus serviços para oferecer o melhor aos seus usuários.

 

Estamos implementando o atendimento humanizado em todos os setores do hospital, desde a recepção até a alta dos pacientes.

 

Queremos que você se sinta acolhido, respeitado, seguro e confiante com nosso ambiente e equipe.

 

Nossos profissionais são qualificados e comprometidos com a sua saúde e bem-estar.

Plano Diretor

Através de uma análise técnica, buscamos revisar toda a infraestrutura do Hospital, para reestabelecer e organizar os espaços físicos e fluxos dos processos assistenciais e de apoio permitindo a execução com qualidade dos serviços prestados definidos pelo Planejamento Estratégico.

Meta: elaborar o layout da infraestrutura necessária para atender ao Planejamento Estratégico elaborado.

História

História

O município de Portão teve início em terras do antigo município de Porto Alegre. Em 1788 já tinha sido iniciado seu povoamento, com uma fazenda imperial, para criação de gado. Esta tinha um grande portão para impedir que o gado fugisse.

Portão já constituía o 8º Distrito de São Sebastião do Caí desde abril de 1930. Todavia, somente pelo decreto lei nº 7199, de 1938, a sede foi elevada à vila.

Com o progresso do distrito de origem alemã, foi realizada em 1963 a consulta plebiscitária para sua emancipação, o que ocorreu em 9 de outubro do mesmo ano, pelo Lei Municipal nº 4579. A área foi formada pela divisa entre os municípios de São Sebastião do Caí, Canoas, Estância Velha e São Leopoldo.

Após a emancipação, a comunidade Portonense acalentou durante anos o sonho de construir uma instituição de saúde nos moldes dos melhores hospitais daquela época. O objetivo era uma organização que trabalhasse sob os princípios sociais mas, principalmente que fosse aberta a toda à comunidade, sem distinção de credo, etnia ou situação social.

Este ideal começa a tomar forma em 24 de agosto de 1970, quando foi lançado o seu Estatuto. A finalidade da criação da Fundação é para a construção do Hospital. Hoje, 46 anos depois, a Instituição, que passou e passa pelas dificuldades inerentes a um hospital filantrópico que atende 99% de usuários do Sistema Único de Saúde, busca reencontrar a vocação para a evolução médica e assistencial e um foco profundo pela qualidade.

Administração

Modelo de Governança

Assembleia Geral, Presidência e Conselho de Curadores

ASSEMBLEIA GERAL

 

A assembleia geral da fundação é composta pelas seguintes pessoas e/ou entidades:

  • Prefeito Municipal;

  • Presidente da Câmara de Vereadores;

  • Presidente do Conselho Municipal de Saúde;

  • Presidente do Lions Clube de Portão;

  • Presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Portão-CICS;

  • Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Portão-CDL;

  • Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Portão;

  • Presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do município de Portão;

  • Representante da Igreja Católica em Portão

  • Associação dos Doadores e Transplantados de Portão;

  • Representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil em Portão;

DIRETORIA

A Diretoria, eleita pela assembleia geral, é composta dos seguintes membros:

  1. Diretor-Presidente;

  2. Diretor Vice-Presidente;

 

Os cargos da Diretoria não poderão ser exercidos concomitantemente por pessoas que forem eleitas pelo voto popular para ocuparem cargos político-partidários no âmbito do Poder Executivo e Legislativo Municipal, ou que nestes exerçam cargos de livre nomeação e exoneração, nem por pessoa que integre o quadro de funcionários da Fundação;

Em caso de vacância de quaisquer dos cargos da Diretoria, será convocada assembleia geral para deliberar sobre outro nome para substituí-lo;

 

São requisitos para os membros que comporão a Diretoria, a idade superior a 21 anos e reconhecida idoneidade.

 

Os membros da diretoria terão um mandato de 2 (dois) anos após a eleição, permitidas duas reconduções.

CONSELHO DE CURADORES

 

O Conselho de Curadores é formado por 07 (sete) membros e 3 (três) suplentes, eleitos pela assembleia geral, devendo 04 (quatro membros) e 2 (dois) suplentes ser indicados pelas entidades e/ou pessoas descritas no artigo 9°.

 

Para o preenchimento dos demais cargos e o 3° (terceiro) suplente, as pessoas que desejarem compor o órgão deverão apresentar suas credenciais junto à Fundação, por documento escrito, dentro do prazo para realização da assembleia, disposto no artigo 11.

Tanto aquelas pessoas indicadas pelas pessoas e/ou entidades elencadas no artigo 9°, quanto aquelas mencionadas na última parte do caput do presente artigo, terão seus nomes submetidos à deliberação da assembleia geral convocada para eleição dos membros do Conselho de Curadores e Conselho Fiscal.

Estrutura

Setores

Emergência

Pronto Atendimento

Bloco Cirúrgico

Internação Clínica

Clínica de Olhos (São Pietro)

​​

Serviços Ambulatoriais

Diagnóstico por Imagem

Laboratório de Análises Clínicas

Corpo clínico

Profissionais médicos

DIRETOR TÉCNICO:

AUGUSTO RAFAEL LENGLER VARGAS

CRM 27590

bottom of page