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Manual do paciente

ACOMPANHANTE E VISITANTE

Direitos do Paciente

1. Respeito a suas crenças e valores.

2. Assistência, respeito e compaixão no fim de sua vida. Receber informações sobre doação de órgãos e tecidos.

 

3. Expressar suas opiniões (elogios, sugestões e reclamações).

4. Respeito à busca de uma segunda opinião sobre diagnóstico ou tratamento.

5. Atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem qualquer forma de discriminação ou preconceito.

6. A identificação do paciente deve ser feita pelo nome e sobrenome do paciente e data de nascimento; não deve ser referido pelo nome da doença ou estado de saúde em que se encontra e nem número do leito.

7. O profissional deve se identificar, sempre que necessário, ao paciente e/ou ao acompanhante.

8. Receber dos profissionais atendimento oportuno para melhoria do seu conforto e bem-estar e informações sobre os medicamentos que lhe são administrados.

9. Utilização de material rigorosamente esterilizado ou descartável e manipulado seguindo normas de higiene, a fim de evitar infecções.

10. Receber informações claras, simples e compreensíveis, quando solicitadas de forma falada ou escrita.

11. Consentir ou recusar a sua participação em pesquisas, experimentos e procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, desde que não haja risco a sua vida;

12. Ter acesso a seu prontuário. Segurança à integridade física.

13. Ter seus segredos resguardados, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.

14. Respeito às decisões quanto a não adoção de medidas de sustentação da vida no caso de doenças fora de possibilidade de cura.

Deveres do Paciente

1. Fornecer informações completas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias e procedimentos médicos anteriores;

2. Informar as alterações do seu estado de saúde atual aos profissionais do Hospital.

3. Seguir as instruções recomendadas pela equipe médica que o assiste.

4. Respeitar as normas pré-estabelecidas pelo Hospital.

5. Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, médicos e profissionais.

6. Zelar pelas propriedades do Hospital disponibilizadas para o seu tratamento, bem-estar e conforto.

7. Participar do seu tratamento até que a alta hospitalar seja concedida.

8. Não fumar nas dependências do Hospital incluindo no estacionamento.

Segurança do
paciente

Os Núcleos de Segurança do Paciente em instituições de saúde foram criados no ano de 2013 a partir da publicação da RDC n° 36/2013 da ANVISA, a fim de instituir protocolos para construção de uma prática assistencial segura.

Neste mesmo ano, o Hospital Portão iniciou os trabalhos do seu Núcleo de Segurança do Paciente. Atualmente, esta comissão consiste em um time de profissionais dedicados a garantir a qualidade e segurança dos protocolos e processos institucionais, visando um cuidado pautado nas Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. 

1. Identificação do Paciente:

Os pacientes no Hospital de Portão são identificados por etiquetas e pulseiras de identificação. Esteja atento a conferência de suas informações durante seu atendimento, e sempre confirme se os dados de sua etiqueta ou pulseira estão corretos.

2 - Comunicação Efetiva:

Os profissionais e os pacientes precisam estabelecer uma comunicação clara, para que ambos entendam as informações referentes aos procedimentos e tratamentos realizados durante seu atendimento. Não fique com dúvidas em relação a sua saúde e cuidados! Comunique-se com a equipe.

3 - Segurança no Uso de Medicamentos:

É seu direito ser informado sobre as medicações relacionadas ao seu tratamento. Lembre-se também de informar se você usa medicamentos em casa ou possui alguma alergia, comunique os profissionais de saúde. Pergunte à equipe sempre que tiver dúvidas.

4 - Cirurgia Segura:

Os profissionais de saúde precisam confirmar algumas informações antes de realizar a sua cirurgia. Fique atento aos questionamentos que serão feitos a você e responda com precisão a equipe de saúde antes e após a cirurgia.

5 - Higienização das Mãos para Evitar Infecções:

As mãos têm a capacidade de disseminar vírus e bactérias causadoras de infecções hospitalares e complicações. Todos os profissionais, acompanhantes e visitantes precisam higienizar suas mãos com álcool em gel ou água e sabão antes do procedimento, e após o procedimento.

6 - Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão:

As quedas são acidentes que podem acarretar danos graves para o paciente e prolongar sua interação. Siga as orientações de equipe de saúde, levante devagar e peça ajuda para caminhar. As lesões por pressão podem aparecer em pacientes que se movimentam pouco ou que estão acamados. Sempre pergunte para a equipe como eles podem ajudar você a partir da prevenção de quedas e lesões por pressão.

Horários de visitas

Para realizar as visitas é necesário apresentar um documento com foto na recepção.

Obs: Crianças acima de 13 anos com identificação e acompanhadas por um responsável podem realizar a visita.

Visitas diárias:

das 12:00 às 13:00 e das 18:00 às 19:00

02 (dois) visitantes por horário

Trocas de acompanhantes:

das 07:30 às 08:30,
das 12:00 às 13:00
e das 19:30 às 20:00

Visitas religiosas:

das 08:00 às 09:00 e das 14:00 às 15:00

Terças e quintas. Fora de hora consultar junto à recepção.

CRITÉRIOS DE ACESSO:

➡Identificação: Documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, CTPS)  e o nome da instituição religiosa que ela representa;

➡Tempo  da visita e quantidade de pessoas:
Emergência: 5 (cinco) minutos e 1 pessoa;
Internação Clínica: 10 (de
z) minutos e 2 pessoas.

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